Contabilidade Ribeiro

Notícias

Computação cognitiva: A tecnologia que aprende para o seu negócio seguir adiante

Automações, conversas naturais e maior segurança são algumas das vantagens

Automações, conversas naturais e maior segurança são algumas das vantagens

A computação cognitiva é uma disciplina da sinergia de informática que está sendo aplicada de diversas maneiras. São diversos serviços oferecidos à quem sabe desenvolver aplicativos e sabe transformar este tipo de serviço em uma mensagem para o público. Das diversas maneiras de empregar esta tecnologia, uma das mais corriqueiras são os chatbot, que é aquela capacidade do computador exercer algumas funções com o processo natural de linguagem:

"É possível conversar com o computador que saberá buscar sozinho o que foi solicitado, eliminando ruídos à serviço da interface convencional. Já estamos vendo comerciais com pessoas conversando com o próprio carro, com elementos da sua casa como a pia da cozinha e já estamos tendo esta explosão dos periféricos que estão ficando inteligentes como smart TV, smart forno, smart geladeira e smart máquina de lavar. A ideia é que a pessoa nunca se sinta sozinha na sua própria casa: com algum aparelho você vai conseguir conversar. Isso é fruto da computação cognitiva" diz Ricardo Slomka, Vice Presidente de Tecnologia das operações da Ewave do Brasil e um dos entusiastas desta tecnologia.

A computação cognitiva faz com que estes equipamentos analisem a voz humana, transformando em texto que, por sua vez, é imerso em um banco de dados infinitos que agregam milhares de informações. Hoje qualquer empresa pode criar o seu avatar, armazenar informações e começar a vender.


Outra maneira muito utilizada engloba tudo o que diz repeito com o reconhecimento de imagem, um dos verticais mais interessantes na visão do Vice Presidente de negócios da Ewave.


“Se o reconhecimento facial em aeroportos já não é novidade, a capacidade de fazer a análise de imagem ultravioleta ou por raios-gama é sim, uma grande inovação. Em Israel existem drones que sobrevoam pomares e emitem gráficos detalhados de como está a plantação - incluindo o amadurecimento das frutas, seu nível de açúcar fico e se existe alguma praga ou outro problema nas maçãs através de dados científicos armazenados que são cruzados com as imagens que entendem o que está acontecendo em solo.” completa Slomka.

Sobre a Ewave

A Ewave do Brasil, parte do grupo israelense Ewave, atua no mercado brasileiro desde 2006 sendo um dos principais fornecedores de serviços de soluções de tecnologia do país em desenvolvimento e integração de sistemas, serviços de hunting e alocação de profissionais de TI. A Ewave trabalha em parceria com os principais fornecedores mundiais de plataformas tecnológicas como IBM, Microsoft, Oracle, EMC e VMware além de ser premium partner da IBM, atestando a excelência na entrega de serviços e tecnologias IBM. "

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0073 5.0078
Euro/Real Brasileiro 5.3989 5.4069
Atualizado em: 28/03/2024 15:47