Contabilidade Ribeiro

Notícias

Que lições vamos tirar com relação ao emprego após a quarentena?

Invariavelmente, o Coronavírus será controlado e o distanciamento social irá se abrir gradualmente

Invariavelmente, o Coronavírus será controlado e o distanciamento social irá se abrir gradualmente. Mas o que vai mudar quando voltarmos à chamada normalidade quando buscarmos empregos? Será que esta realidade do Online veio para ficar e a quarentena foi a prova? Para Karina Pelanda, coordenadora de Recrutamento e seleção da RH NOSSA, o futuro pós-pandemia vai agregar muito do que está acontecendo hoje:

"Percebemos que os processos de seleção, que já estavam tomando um corpo online, com entrevistas por aplicativos e demais ferramentas virtuais, tiveram que ser antecipados. Ou seja, tivemos que estruturar o processo durante a pandemia, mas a tecnologia chegou para ficar. Tanto os candidatos quanto os profissionais de recrutamento tiveram que aprender novas competências e habilidades como resiliência e capacidade de lidar com situações adversas e imprevista".

Novo mundo
Estas novas características são bem-vindas em todas as empresas, portanto a busca por desenvolvimento através de cursos, lives em redes sociais e palestras trouxeram aprimoramento mais do que necessário para trabalhar nas empresas. Karina explica que esses novos costumes, como participar de momentos de discussão, são muito importantes para o futuro profissional - independente da área:

"Quando as coisas retornarem à normalidade e as pessoas puderem voltar ao ambiente físico dos escritórios, o home office vai permanecer de uma forma mais estruturada e complementar ao trabalho presencial. As trocas interpessoais são importantes para resolver problemas, pois muitos detalhes podem ser perder sem este contato. Se ganha em agilidade na resolução e com a rapidez de processos. Este equilíbrio entre presencial e home office será a nova era do trabalho".

O futuro já começou
A coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, lembra que a pandemia está sendo de grande aprendizado na agilização de muitos processos seletivos que seriam implementados somente dentro de alguns anos:

“A tecnologia vai permanecer. As pessoas adquiriram habilidades comportamentais como resiliência e mais cuidado e atenção com tudo. As novas características comportamentais mudaram e o emprego, e isso também vai passar por uma renovação mais forte em breve. Se temos algumas demissões agora, lá na frente as empresas vão contratar - talvez os mesmos funcionários ou gente nova - e por isso é preciso adaptar os currículos online e se atualizar. Tudo isso será revertido em breve" completa Catalano.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4219 5.4719
Atualizado em: 19/03/2024 03:41