Contabilidade Ribeiro

Notícias

Lucro Real é o regime com mais oportunidades aos contadores

Apenar 3% das empresas brasileiras fazem uso desse regime. Por isso, accountech do Paraná lança curso online sobre o assunto.

Autor: Liliane ScarattiFonte: A Autora

Apenar 3% das empresas brasileiras fazem uso desse regime. Por isso, accountech do Paraná lança curso online sobre o assunto.

A ROIT, accountech de contabilidade e consultoria tributária, lança, através do Roit Learning, o curso on-line “O verdadeiro Lucro Real”, voltado para umas das áreas de maior expertise da empresa: o regime tributário do Lucro Real.

Lucas Ribeiro, fundador e CEO da ROIT, diz que o curso é fruto do pedido de muitos clientes, parceiros e contadores que desejam se aprofundar no Lucro Real. “Muitas empresas preferem outras modalidades tributárias pela comodidade que elas oferecem e não se dão conta do quanto de dinheiro acabam perdendo”, ressalta.

No Lucro Real, a tributação é, em regra, não cumulativa para PIS e COFINS, ou seja, tributa-se sobre a margem, sobre o valor agregado ao produto ou serviço e o IRPJ e a CSLL são tributados sobre o Lucro realmente auferido pela empresa. A apuração dos lucros pode ser feita mensalmente ou trimestralmente, e dentre inúmeras vantagens, está a possibilidade de aproveitamento das depreciações e amortizações, das perdas e diversos benefícios e incentivos fiscais.

Segundo levantamento da própria ROIT, realizado no início de 2020, apenas 3% das empresas brasileiras fazem uso do Lucro Real, porém, elas são responsáveis por 62% das receitas de honorários contábeis, em números que giram em torno de 99 bilhões de reais!

Em contrapartida, 55% das empresas são MEIs (microempreendedores individuais), responsável por apenas 4% do montante potencial de honorários contábeis, uma vez que a maioria dessas empresas praticamente não utiliza serviço profissional de contabilidade.

De acordo com Lucas Ribeiro, um dos grandes enganos que ocorre é quando uma empresa cresce e muda seu regime tributário. Por falta de conhecimento e comodismo, acaba optando pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido, o que normalmente gera ao longo dos anos perda de receita.

“Fizemos um levantamento e a cada 10 empresas que operam com Simples Nacional e Lucro Presumido, 8 delas teriam maiores descontos e ganhos com tributação se tivessem optado pelo Lucro Real”, revela o CEO da ROIT.

Assim, o curso on-line “O verdadeiro Lucro Real” vem para aprofundar detalhes das nuances do Lucro Real e será ministrado em 7 módulos com mais de 30 horas de material gravado, além de mentoria online e ao vivo, com o próprio Lucas.

Umas das professoras do curso é Lúcia Young, que também é professora universitária e consultora de treinamento da ROIT. Com grande expertise e experiência na área de contabilidade tributária, a especialista diz que o curso traz o que há de mais atual no mercado, indo da teoria à prática e com exemplos de cases reais a cada módulo. “Vamos aliar teoria com a prática, trazendo dinamismo ao curso e sem deixar de abordar os principais tópicos e leis que regem o Lucro Real”, diz Lúcia Young.

Entre os tópicos contemplados, estarão as formas de comparar e apurar o Lucro Real, compensação de prejuízos fiscais operacionais, incentivos fiscais, cálculo de juros sobre o capital próprio, dicas de planejamento tributário com o Lucro Real e muito mais.

Hoje, o Brasil conta com mais de 500 mil profissionais na área de contabilidade e cursos de aprimoramento são fundamentais para esses profissionais. Ao final do curso, o participante terá direito ao certificado emitido pela ROIT e também disponibilização do seu currículo e perfil para inúmeros escritórios contábeis em todo o Brasil, se assim desejar.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4494 5.4574
Atualizado em: 19/03/2024 07:08