Contabilidade Ribeiro

Notícias

Atividade-fim terceirizada é realidade com ganhos para empresas e indústrias

Caminhando para comemorar o segundo aniversário da lei sobre terceirização

Caminhando para comemorar o segundo aniversário da lei sobre terceirização, muitas empresas ainda pensam que a atividade fim não pode ser terceirizada, o que não é fato. Se antes a empresa podia apenas terceirizar apenas atividades-meio, a realidade de hoje, para aumentar a produtividade de uma indústria, por exemplo, é terceirizar o máximo possível, incluindo atividade fim.

Renato Pádua, Coordenador Comercial da CWBem Serviços, cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 apontando que 22% de todos os trabalhadores formais são terceirizados: “A terceirização é uma realidade em qualquer país. Acontece que antes, esta modalidade era utilizada para atividades-meio dentro de um negócio, como limpeza e segurança. Agora, a terceirização de atividade-fim já faz parte da rotina de algumas empresas contratantes. Já há a percepção de que a terceirização traz uma grande melhoria no processo produtivo”.

Uma excelente solução
Na terceirização da atividade-fim, a empresa passa a ter um parceiro que faz a gestão das das pessoas de uma maneira mais produtiva: “O terceiro tem o compromisso de manter efetivamente as pessoas nas suas atividades e a produção em alta. A rotina passa a ser muito mais equilibrada” explica Renato.

Outro reflexo da terceirização está na performance, pois, quando se pode contar com alguém especializado, focado na entrega das atividades, é notória a melhoria de processos: “Envolve revisão de fluxos e novas posições que vão desde sugestões de melhoria de layout até a implementação de ferramentas de tecnologia que vão ajudar no processo produtivo”.

Multinacionais já aderiram ao terceirizado
Em Curitiba, uma empresa multinacional de alimentos e bebidas, líder de mercado em mais de 200 países, decidiu confiar um dos processos que faz parte da sua atividade-fim para a CWBem:

“Neste gigantesco projeto, eles contam com uma equipe terceirizada trabalhando direto na produção, na parte de encaixotamento da produção dos produtos para saída até os pontos de vendas. A multinacional obteve um enorme ganho de tempo e diminuição de erros em seus processos, o que é uma grande vantagem competitiva no mercado. Estamos falando de um empresa multinacional que não precisa se preocupar com essa rotina de embalagens. A operação não fica parada, impactando positivamente nos índices de OEE (Overall Equipment Effectiveness), medida fundamental para avaliação da performance de um equipamento, por exemplo” completa Renato.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4219 5.4719
Atualizado em: 19/03/2024 00:18