Contabilidade Ribeiro

Notícias

Pagamento digital faz empresas saírem na frente

Brasileiros estão cada vez mais adeptos desta nova tecnologia e contribuindo com a expansão do e-commerce

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Brasileiros estão cada vez mais adeptos desta nova tecnologia e contribuindo com a expansão do e-commerce

Desde o início da pandemia do Covid-19, os meios de pagamentos digitais receberam uma boa alavancada. Segundo o estudo “Generation Pay”, realizado em 14 países com a finalidade de descobrir como os consumidores passaram a fazer seus pagamentos após o início da pandemia, 40% dos brasileiros já usufruem dos pagamentos digitais – um número muito significante.

No momento, muitos bancos tradicionais ainda estão relutantes em adotar essas novas tecnologias, mas hoje em dia os bancos digitais já fazem parte da vida de milhões de brasileiros, e isso foi um fator decisivo. A maioria desses bancos já dispõe desses recursos, e muitos podem realizar um pagamento simplesmente aproximando seu cartão da maquininha.

Esta é apenas uma das vantagens dos pagamentos digitais. Do ponto de vista empresarial, a tendência expandiu o mercado de trabalho digital e permitiu que novas empresas focadas somente neste segmento fossem fundadas. Hoje, gigantes do comércio como a Ali Express conseguem vender seus produtos no mundo inteiro sem a necessidade de passar por todos os procedimentos burocráticos de cada país – tudo graças ao processamento de pagamentos totalmente digital fornecido pelas empresas do ramo.

Para vender produtos internacionalmente, um varejista precisa criar um CNPJ no país em questão e passar por todo um processo que não só é demorado, mas também é caro. Essas empresas funcionam como uma ponte intermediária entre o país de origem do varejista e o país do consumidor, validando compras internacionais como se tivessem sido realizadas em solo nacional. É prático não só para quem vende, mas também para quem compra.

Outro recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o pagamento com criptomoedas, que a cada dia que passa estão sendo mais valorizadas. Atualmente, os Bitcoins continuam sendo a moeda digital mais popular pela rede, mas já é possível encontrar uma variedade maior neste quesito, com varejistas e estabelecimentos que aceitam Ethereum e outros tipos de criptomoedas.

Toda essa adaptação do mercado brasileiro é algo muito positivo, pois, além de acompanhar os avanços da tecnologia, também atende uma demanda muito maior de consumidores. Dispor de uma variedade de opções é sempre vantajoso, ainda mais quando envolve formas mais confortáveis e práticas de se fazer algo corriqueiro. A boa notícia é que a tendência é aumentar ainda mais e, em um futuro nem tão distante, os pagamentos digitais serão o nosso novo normal em qualquer tipo de transação.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 09:06