Contabilidade Ribeiro

Notícias

A importância do comprometimento dos colaboradores no home office

Algumas empresas estão notando queda na produtividade desde o início do regime home office e adotando medidas extremas

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Algumas empresas estão notando queda na produtividade desde o início do regime home office e adotando medidas extremas

Uma das maiores mudanças consequentes do Covid-19 foi a transição dos escritórios para o home office – a saída que muitas empresas encontraram para manter suas atividades. Trabalhar em casa certamente tem suas vantagens: não precisamos nos preocupar com transporte, é mais econômico, ficamos mais à vontade por estarmos em um ambiente familiar e muitas outras coisas. Porém, após um ano neste regime remoto, vários empregadores estão notando uma queda considerável na produtividade de seus funcionários.

De fato, é inegável que ao mesmo tempo que é bem mais confortável trabalhar em casa, também significa que temos muito mais distrações. Trabalhar largado no sofá com a televisão ligada ou simplesmente interromper seu trabalho o tempo todo para dar atenção a alguém da sua família são coisas que não casam bem com o ambiente de trabalho, mas já se tornou algo recorrente no dia a dia de muitos.

Como forma de controlar melhor seus funcionários, muitas empresas estão adotando medidas extremas, que envolvem monitorá-los sem que eles saibam. Existe até empresas focadas exclusivamente em garantir a produtividade da equipe, como é o caso da TimeDoctor, que oferece ferramentas de monitoramento para que os gestores possam “espionar” seus funcionários durante o expediente. Isso inclui fotos periódicas da webcam do computador ou até mesmo uma gravação de tela contínua.

Este é um mercado que vem crescendo desde o início da pandemia, e atualmente já existe uma certa variedade de empresas, no Brasil e no mundo, voltadas para este segmento. Por outro lado, é uma prática questionável, já que envolve uma certa invasão de privacidade e muitos profissionais de gestão, formados na faculdade de recursos humanos, encaram como uma mensagem de falta de confiança.

O home office é uma oportunidade de oferecer um trabalho mais flexível, que dê mais liberdade ao funcionário. É uma chance que todos devem aproveitar para libertar sua criatividade e adaptar sua forma de trabalhar, sem abrir mão do comprometimento. É essencial que todos se mantenham honestos, respeitando o horário de trabalho e cumprindo com suas obrigações dentro da empresa, para que o sistema continue funcionando e todos possam usufruir disso por mais tempo.

Ao mesmo tempo, esta é uma via de mão dupla. Também é importante que as empresas deem esse voto de confiança aos seus colaboradores, sem a necessidade de invadir seu espaço pessoal. Com todos desempenhando seus papéis de acordo com o esperado, ambos os lados serão beneficiados.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Período: Junho/2021
D S T Q Q S S
  0102030405
06070809101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Cotação Dólar