Contabilidade Ribeiro

Notícias

Conquiste Cada Vez Mais Seu Público Conhecendo o Comportamento do Consumidor

Quando pensamos em novas formas de conquistar e atrair clientes é fácil que nos percamos em meio a tantas estratégias disponíveis na internet.

Autor: Ana Laura FerreiraFonte: Zmot

Conquiste Cada Vez Mais Seu Público Conhecendo o Comportamento do Consumidor

Quando pensamos em novas formas de conquistar e atrair clientes é fácil que nos percamos em meio a tantas estratégias disponíveis na internet.

Basta uma rápida busca no Google e somos capazes de elencar mais de 20 métodos para isso. Porém, o que ninguém te conta é que a melhor maneira para atrair os clientes certos e fidelizá-los é conhecendo o Comportamento do Consumidor da sua empresa.

Falando assim parece simples, mas na verdade este conceito é apenas uma forma de chamar uma grande gama de estudos e análises que vamos te mostrar em detalhes neste artigo.

Mas por hora, entenda que ao conhecer o comportamento do consumidor você estará abrindo caminho para que cada vez mais clientes sintam-se cativados pela sua empresa.

O comportamento do consumidor na internet

Com a transformação tecnológica e o aumento da facilidade de se ter acesso a internet, a forma como consumimos mudou drasticamente.

Isso pode parecer um tanto óbvio, mas na verdade, pensando em termos históricos, essa revolução digital ainda é extremamente recente, o que significa que estamos aprendendo coisas novas a cada dia.

Uma dessas novidades foi descoberta pelo Google há alguns anos e se chama ZMOT, ou momento zero da verdade em português.

O ZMOT nada mais é do que o período que antecede a decisão de compra de um consumidor, ou seja, é aquele momento em que ele está explorando a internet para decidir se compra ou não um produto ou serviço.

Mas você deve estar se perguntando: o que ZMOT tem haver com Comportamento do Consumidor?

E a resposta é, absolutamente tudo!

O Momento zero da verdade foi descoberto analisando o comportamento que os clientes apresentavam nesse momento decisório e, a partir disso, encontram-se similaridades entre as jornadas de escolha.

As tais similaridades foram organizadas em 4 pilares que nos mostram quase um passo a passo dos caminhos tomados pelo público.

Em resumo, estes pilares nos dizem como o consumidor se comporta antes mesmo de decidir por efetuar a compra.

Vale ressaltar que durante esse período de exploração, o público está em uma situação de grande influência, o que torna este o momento ideal para agirmos.

Mas seguindo para os pilares, são eles:

  • Ranqueamento em mecanismos de busca

  • Avaliações

  • Tabelas Comparativas

  • Cupons de desconto

Por hora, vamos focar em detalhar os dois primeiros para que entenda como eles influenciam o comportamento do consumidor.

Ranqueamento em mecanismos de busca

O estudo do Google, que citamos anteriormente, começou sua pesquisa tentando desvendar em que ponto a jornada de um cliente realmente se iniciava.

Até então, muitos achavam que ela dava início no momento em que a demonstração de um interesse era feita, porém se provou que ela começa muito antes, logo que uma necessidade é notada.

Quando percebemos que precisamos de algo, a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet para saber um pouco mais sobre o produto ou serviço, as marcas e modelos disponíveis e também os preços.

Durante esta exploração, seja sincero e me diga, quais links você acessa quando pesquisa algo no Google?

Provavelmente disse que acessa “os primeiros que aparecem”. E esta é a resposta mais comum, uma vez que nem mesmo 10% das pessoas chegam a segunda página de sites quando fazem uma pesquisa.

Dados da Smart Insights ainda mostraram que o primeiro link ranqueado fica com mais de 30% de todos os cliques e que esses números caem drasticamente para as posições seguintes, chegando a zero já no link de número 15.

Isso tudo significa que, ao entender que o comportamento do seu consumidor é usar os mecanismos de busca e acessar somente os primeiros ranqueados, você precisa encontrar formas de estar entre eles.

A melhor delas é buscar otimizar o seu site para tais pesquisas. Use de técnicas de SEO para isso!

Avaliações

Outro comportamento comum notado no estudo do Google foi a quantidade de pessoas que buscam por avaliações online antes de realizarem uma compra.


Estima-se que cerca de 95% dos consumidores entre 18 e 34 anos façam este tipo de investigação antes da compra. E ain

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Período: Junho/2021
D S T Q Q S S
  0102030405
06070809101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Cotação Dólar