Contabilidade Ribeiro

Notícias

Universidade corporativa: saiba quais são os benefícios de capacitar profissionais na sua empresa

Iniciativa pode fazer diferença na produtividade do negócio

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Tendência no mundo empresarial, a universidade corporativa tem apresentado mudanças consideráveis nas empresas que passaram a adotar essa estratégia de desenvolvimento profissional no ambiente de trabalho. Isso porque esse tipo de iniciativa ajuda diversos funcionários a se capacitar cada vez mais em suas áreas (ou mesmo em outras áreas, possibilitando mudanças de área e carreiras, sem perda de talentos). A educação corporativa já é uma realidade no mundo todo, e, no Brasil, ela tem ganhado força nos últimos anos em grandes empresas e também em startups, que ganham mais destaque no mercado.

Por que ter uma universidade corporativa na sua empresa?

Para que você tenha uma noção dos benefícios de ter uma universidade corporativa, é importante saber sobre os números que comprovam essas vantagens. De acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em 2018, as empresas brasileiras destinam cerca de 10% do valor total dos pagamentos para investir em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.

Com isso, o investimento anual nesses dois campos foi de R$ 788 por colaborador, ou seja, um valor em conta, principalmente para uma empresa bem estruturada financeiramente. Ao investir esse valor na educação corporativa de seus funcionários, eles receberão treinamentos que elevarão o nível das suas equipes e, consequentemente, de sua empresa. Veja as principais vantagens de ter uma universidade corporativa.

Promoção de habilidades específicas e desenvolvimento de líderes

Ao treinar o seu colaborador, ele receberá formações em funções mais específicas, em vez de algo mais generalista, como fazem as universidades mais tradicionais. Assim, você poderá capacitar um estagiário da área de TI, por exemplo, em um analista de dados, um helpdesker ou ainda um programador de alguma linguagem em específico. Isso faz com que a empresa perca menos tempo na capacitação desse profissional e ainda eleva o nível profissional do negócio.

Isso faz com que a própria empresa forme os próprios líderes e gestores de cada equipe, pois também há o desenvolvimento de soft skills, aquelas mais voltadas para o socioemocional, além do profissional. Além de que os profissionais tendem a se sentir mais valorizados pela empresa quando são levados para programas de capacitação.

Alinhamento de valores e aumento de produtividade

Cada empresa possui as suas próprias missões e valores, e a universidade corporativa impacta diretamente no alinhamento destas coisas, fazendo com que a individualidade de cada funcionário seja trazida para o coletivo. Nas capacitações oferecidas pela universidade corporativa, também são transmitidos os valores, a missão e a visão da empresa – isso faz com que seu funcionário seja treinado pela própria cultura da empresa.

Esse alinhamento afeta também a produtividade das equipes, que, ao serem capacitadas, entenderão melhor o papel de cada um nos projetos, o que aumenta a produtividade.

Com a pandemia dando uma trégua no Brasil, as oportunidades de emprego estão voltando aos poucos. Não é difícil encontrar vagas de emprego SP e em outros estados como Rio de Janeiro e Goiás, por exemplo, porém, além da vaga em si, os profissionais também buscam ser valorizados pela empresa – um programa de capacitação de uma universidade corporativa soluciona esse problema, sem aumentar tanto os custos do negócio.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0036 5.0041
Euro/Real Brasileiro 5.4001 5.4081
Atualizado em: 28/03/2024 14:50