Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) pela Fundação Procon de São Paulo mostra que, em março, na comparação com fevereiro, os juros médios do cheque especial passaram de 9,18% ao mês para 9,17% mensais - um recuo de apenas 0,01 ponto percentual, marcando a terceira queda consecutiva dos juros, após sucessivas altas.
O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País. Quanto ao empréstimo pessoal, também houve queda, de 0,09 ponto percentual da taxa, ficando em 5,80% ao mês.
Apesar dos decréscimos, a entidade recomenda aos consumidores que continuem cautelosos, planejando seu orçamento com critério, evitando dívidas e priorizando a subsistência da família. O crédito, segundo o Procon, só deve ser utilizado em caso de real necessidade, sendo que o consumidor deve recorrer ao cheque especial apenas em situações emergenciais e de curto prazo.
Por banco
A ínfima variação média das taxas de juros do cheque especial deve-se, principalmente, à variação dos juros dos bancos HSBC e Real. As tabelas abaixo mostram os valores cobrados nas instituições pesquisadas nos dois últimos meses, em ordem decrescente, tanto para o cheque especial como para o empréstimo pessoal.
Banco |
Cheque Especial (a.m.) |
fevereiro |
março |
Safra |
12,30% |
12,30% |
Santander |
9,85% |
9,85% |
Real |
9,70% |
9,70% |
HSBC |
9,57% |
9,47% |
Unibanco |
8,91% |
8,91% |
Itaú |
8,87% |
8,87% |
Nossa Caixa |
8,80% |
8,80% |
Bradesco |
8,56% |
8,56% |
Banco do Brasil |
7,91% |
7,91% |
Caixa Econômica |
7,35% |
7,35% |
Média |
9,18% |
9,17% |
Fonte: Procon-SP
Banco |
Empréstimo Pessoal (a.m.) |
fevereiro |
março |
Itaú |
7,01% |
7,01% |
Unibanco |
6,91% |
6,91% |
Safra |
6,90% |
6,90% |
Real |
7,35% |
6,36% |
Santander |
6,36% |
6,36% |
Bradesco |
5,91% |
5,91% |
Nossa Caixa |
4,90% |
4,90% |
HSBC |
4,57% |
4,70% |
Banco do Brasil |
4,60% |
4,60% |
Caixa Econômica |
4,39% |
4,39% |
Média |
5,89% |
5,80% |
Fonte: Procon-SP
Perfil: vale esclarecer que as taxas, além de variarem de uma instituição para outra, podem variar de acordo com o perfil do cliente. É importante ficar atento ao perfil da amostra e ao perfil no qual se enquadra na instituição.