Tenho falado sobre este tema em eventos setoriais e em fóruns de debate com professores, parceiros e clientes, na minha visão a educação corporativa deveria "se casar" com a área de inovação da empresa, e fazer um casamento duradouro e com muitos filhos!
Observo com interesse o tema consolidação das universidades corporativas como centros de desenvolvimento estratégico, e nelas, invariavelmente , a necessidade de consolidação se apóia na sentença: comprometimento da alta direção
Está claro que quando uma instituição pública ou privada constitui um Sistema de Educação Corporativa (SEC), deve comprometer os membros da alta direção com o sucesso da iniciativa, mas a consolidação do chamado SEC depende apenas disso? Quando se coloca as coisas desse modo, em minha avaliação se enfraquece o SEC, ele se torna depende da força de áreas que sejam "de fato" as tais áreas "estratégicas"!
Os executivos do SEC devem observar constantemente o mercado de sua instituição e compreender, antes que elas sejam declaradas, quais as necessidades da alta direção junto ao SEC, tenho comentado que a auto-imagem do responsável pelo SEC deve ser de futuro presidente da empresa, ora, se esta é a auto-imagem, o executivo deve compreender todos os desdobramentos e necessidades que a empresa tem e destes, quais podem ser sanados por meio do SEC.
Mas e a inovação? O vínculo inovação e educação corporativa já existe, contudo precisamos torná-lo público e associar seus resultados entre si. As instituições realizam programas de educação corporativa em apoio à estratégia e esses programas tratam de aperfeiçoamentos, formação de lideranças, desenvolvimento do empreendedorismo, ou seja programas que cuidam do aspecto cultural e de desenvolvimento de capacidades para inovação.
Há uma visão equivocada de que inovação se restringe a Planejamento e Desenvolvimento, engenheiros e cientistas de jaleco branco tendo idéias mirabolantes a respeito de novos produtos que podem salvar a empresa e reinventar o mercado! Inovação é muito mais do que isso, é um processo cultural no qual, após a criação de conceito, todos na empresa compram a necessidade de observar todas as possibilidades de melhoria para a instituição.
O que estamos professando é que o Sistema de Educação Corporativa seja o porta voz, o organizador, catalogador, gestor do conhecimento gerado, interlocutor das áreas e porque não dizer: impulsionador para tudo o que disser respeito ao processo cultural relativo a inovação.
Outro ponto que apoia esta união é que o SEC e as áreas envolvidas com inovação têm como objetivo comum, no presente, a construção do futuro da organização em termos de sustentabilidade e competitividade!
A união sistematizada dessas áreas é de fato um casamento perfeito que traria como resultado maior visão sistêmica e competitividade às empresas, e certamente atribuiria cada vez mais relevância a ambas as áreas.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.076 | 6.079 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2267 | 6.2422 |
Atualizado em: 17/01/2025 17:58 |