No primeiro dia da nova regulação, estabelecida pelo Banco Central, para os cartões de crédito, nem todos os bancos estavam preparados para esclarecer as mudanças a clientes. Teste feito pelo GLOBO no Rio e em São Paulo mostrou que havia desinformação e até erros nos dados passados nos balcões de atendimento. No Bradesco, uma funcionária chegou a confundir o aumento do percentual do pagamento mínimo (de 10% para 15%) com uma elevação nas taxas de juros:
- Praticamente não mudou nada, só os juros do pagamento mínimo - disse a funcionária.
No Banco do Brasil, o atendente não sabia detalhes das regras e sugeriu voltar à agência até sexta-feira, quando já haveria um comunicado interno com as novas normas. No Santander, apenas a terceira funcionária procurada sabia das mudanças. Ela disse, no entanto, que a única alteração tinha sido no pagamento mínimo. Já no Itaú Unibanco a equipe de atendimento soube detalhar as regras.
Em São Paulo, apenas as agências do Bradesco e do Santander visitadas passaram informações com as mudanças. No Itaú Unibanco, a reportagem foi orientada a ligar para a central de atendimento da Itaucard, e no BB, a buscar informações na internet.
O diretor do Bradesco Cartões, Artur Omuro, disse que o equívoco da funcionária é reflexo de um período de adaptação. Já o Santander informou que "está investindo intensamente em comunicação e treinamentos presenciais e on-line nos canais de atendimento". O Banco do Brasil, por sua vez, alega que o erro em um atendimento não retrata a realidade do banco e que distribuiu comunicados internos.
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