Infelizmente todos os dias, são registradas/vivenciadas inúmeras situações/comportamentos deturpadores do clima organizacional. Assim,
entendam-se por mazelas corporativas, todos aqueles comportamentos que afligem a moral da organização (ambiente interno e externo).
De acordo com a cultura organizacional, esses comportamentos são até admitidos. Entretanto, vale ressaltar que o tipo de postura adotada pode influenciar negativa ou positivamente nos relacionamentos interpessoais, nos índices de produtividade e sustentabilidade do negócio.
Vejamos a seguir, alguns exemplos de mazelas corporativas:
1- Egocêntrico: esse comportamento é comumente adotado por aqueles que detem de uma visão míope, o sujeito limita-se a pensar no impacto que "a parte" sofrerá e não no todo;
2- Inflexível: caracterizado por resistência à mudanças e ao comodismo - costuma reclamar de tudo e de todos, mas se opõe à proposta de melhorias;
3- Acintoso: representa a intenção de provocar o desgosto de alguém, geralmente é o tipo de ação praticada por motivos pessoais e não por questões profissionais ou que defendam interesses da empresa;
4- Anti-ético: comentam problemas internos para os clientes externos, falam e agem contra o ambiente organizacional, existe instabilidade no relacionamento da equipe - basta uma divergência, por mínima que seja, já é levado ao consentimento dos superiores, mesmo quando a situação pode ser resolvida dentro do setor/ departamento, incitando um clima de desconfiança;
5- Autocrata: através de comportamento ditador, essa postura oprime, assedia moralmente e desperta descontentamento das partes envolvidas, resultando em qualidade de vida deficiente e produtividade insatisfatória; e
6- Desrespeitoso: essa atitude é sentida quando NÃO se reverência o cliente externo - motivo pelo qual a organização existe. Considerando o fato, o que dizer do respeito quanto ao colaborador - facilitador das operações empresariais? Acredito que a empresa que não valoriza seu consumidor, tampouco estima seu capital humano.
Sabemos que organizações e colaboradores perfeitos não existem, porém isso não pode justificar determinadas atitudes, as quais frequentemente encontramos no dia a dia. Sempre podemos e devemos contribuir positivamente no ambiente que estamos inseridos.
Pare e pense:
" Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo." (Vinícius de Moraes)
Inicie um movimento de mudança positiva, você pode! Grandes feitos são conquistados por um conjunto de pequenos atos.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.076 | 6.079 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2267 | 6.2422 |
Atualizado em: 17/01/2025 17:58 |