A maioria dos clientes avalia o retorno do marketing pelo aumento das vendas e dos clientes.
O marketing em suas mais diversificadas ações e segmentos não pode ser aferido de forma tão singular. É necessário um número maior de critérios que influenciam diretamente na avaliação do retorno do marketing.
Deixando de lado o ROI, que é uma ferramenta que auxilia no cálculo do retorno das ações de marketing, vamos analisar seu segmento (produtos/serviços), as oportunidades e ameaças que se apresentam junto ao mercado atual, as projeções futuras, o histórico e a imagem que sua empresa tem no mercado, ou seja, como o consumidor vê sua marca:
Indiferente
Marca socialmente responsável
Empresa cidadã
A sua imagem no mercado é formada pelas ações atitudes e projetos, assim como o relacionamento empresa- clientes-fornecedores, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ou comercializados.
Temos, portanto que não é apenas uma ação de marketing que muda a imagem da sua empresa, mas sim o conjunto de ações que são realizadas durante um determinado período de tempo.
Diante disto é necessário que haja um entendimento que o marketing tem o papel de criar bases sólidas para o posicionamento ou reposicionamento de sua empresa, o que significa dizer que, antes de investir em divulgações e promoções deve-se arrumar a casa, organizar a empresa de forma que o funcionamento da mesma esteja em sintonia com a visão e missão ao qual é proposto.
Não podemos apostar nas ações milagrosas, pois as mesmas não existem, então, antes de avaliar o retorno sobre os investimentos de marketing, avaliem se a empresa está apta a receber o possível retorno de determinadas ações.
Tomamos como exemplo muitas campanhas de divulgação que são elaboradas e não surtem resultados, será que foram ações mal elaboradas ou é a empresa que não esta corretamente estruturada, ou seja, divulgam aquilo que não estão aptos a oferecer.
Pensem nisto. O marketing parte do princípio de planejar em cima das oportunidades que são oferecidas pelo mercado, sabendo que as ameaças caminham lado a lado e que é possível sim obter retorno das ações desde que haja coerência com o que é oferecido ao consumidor.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.076 | 6.079 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2267 | 6.2422 |
Atualizado em: 17/01/2025 17:58 |