Os consumidores estão inspirados para irem às compras, mas estão deixando o controle orçamentário de lado. É o que mostra pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), cujos números apontam a sétima elevação seguida da inadimplência no país. Nos oito primeiros meses de 2011, os calotes cresceram 5,14% — uma forte reação ao ciclo do aperto monetário feito pelo Banco Central até julho. Na comparação com agosto de 2010, o indicador avançou 6,37%.
Mais que a elevação do custo do crédito, a falta de controle de gastos foi a maior responsável para o aumento do calote, na visão do vice-presidente da CNDL, Vitor Augusto Koch. "Os consumidores estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e, com isso, a procura por produtos tende a aumentar. Só que as pessoas não estão sabendo gastar. É preciso organização para que o consumidor não fique com o nome registrado no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)", alertou.
Consultas
Apesar da alta nos calotes, Koch não vê problemas à frente. Para ele, há pouco espaço entre o atraso da prestação e a regularização da dívida. "Temos feito propostas para a regularização das dívidas aos consumidores. Mesmo que eles atrasem uma ou outra prestação, esse intervalo da inadimplência para a quitação da dívida é pequeno", constatou.
De acordo com dados do SPC, o índice de consultas dos lojistas para realização de vendas subiu 8,37% em relação a agosto do ano passado — foi a quinta alta seguida desde janeiro. No ano, o indicador registra avanço de 5,72%.
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