Estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta para o Natal deste ano um crescimento de 5% em comparação a 2010. A data de maior volume de vendas do ano movimenta diferentes setores e impulsiona a procura por temporários. Com a aproximação do mês de dezembro, redes de varejo de todos os portes e segmentos aumentam o ritmo de contratação para atender o principal ciclo sazonal do ano.
Uma das características da contratação de temporários é o recrutamento em grande volume de acordo com o aumento da demanda, o que torna o processo de seleção mais rápido do que para o trabalhador efetivo. Urgência que não exclui o acesso a pessoas qualificadas e competentes que podem contribuir para o crescimento da empresa, segundo Riccardo Barberis, CEO da Manpower Brasil.
“A seleção de temporários é iniciada independente da abertura de vagas. Identificamos as habilidades e competências dos candidatos e, conforme os processos são abertos, encaminhamos para os nossos clientes os que atendem as exigências da função e que se identificam com a marca e a filosofia da empresa. Dependendo do desempenho muitos temporários acabam se destacando”, explica.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), 29% dos trabalhadores temporários contratados no comércio e nas indústrias para a época do Natal devem ser efetivados. Segundo Barberis, as empresas devem cada vez mais ver o trabalho temporário como uma oportunidade para atrair profissionais, uma vez que o talento está substituindo o capital como principal fator de competitividade entre as organizações.
“Os empregadores têm encontrado um desequilíbrio no mercado de trabalho entre a oferta e a demanda de profissionais qualificados. Enquanto o talento não pode ser ‘fabricado’ em curto prazo, eles precisam desenvolver estratégias para garantir o talento necessário para alcançar objetivos de negócios, o que inclui a questão do trabalho temporário”, afirma Barberis.
De acordo com estudo “Adaptando-se à mudança”, da Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego (CIETT), lançado este mês, além de assegurar um equilíbrio entre a oferta e a demanda no mercado de trabalho, a intermediação de soluções em mão de obra, promove a transparência das relações de trabalho. A pesquisa ainda mostra que o candidato que procura agências de emprego acredita que este é o melhor caminho para conseguir um emprego que o ajudará a obter experiência profissional.
Segundo a pesquisa de satisfação dos candidatos da Manpower, atendimento e agilidade são os pontos positivos da empresa. O destaque está no nível de pessoas que aprovam ou indicariam o serviço da agência especializada: mais de 70% reportou nível máximo de satisfação e o restante nível intermediário. A pesquisa, que também é aplicada a clientes e funcionários, é realizada mensalmente pela Manpower em todas as filiais do grupo.moções & Eventos. A empresa ainda conta com uma divisão voltada para o recrutamento, seleção e terceirização de profissionais especialistas, como executivos de alta e média gerência para as áreas de finanças, TI/Telecom, marketing & vendas e científica.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
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