Esta semana estive com um grupo de empresários, atendendo a um evento de um entidade de classe. No intervalo de minha palestra, antes de partir para a sessão de atividades práticas, discutíamos formas de elevar o lucro empresarial, sem que a principal causa desse resultado fosse necessariamente mais vendas.
Fiquei surpreso com quantidade de ações possíveis para aumentar o lucro. Na prática, tudo o que pudermos fazer para aumentar a margem é o que automaticamente afetará o lucro final do negócio.
Margem é a relação percentual entre as despesas (fixas mais variáveis) e o total de vendas. Se uma empresa fatura em um mês R$ 1 milhão e as suas despesas fixas e variáveis somam R$ 800 mil, a margem é 20%.
Qual o sentido de se conhecer a margem, em qualquer negócio?
Agora que já é possível conhecer os efeitos práticos de acompanhar a margem do seu negócio, procure atuar para a melhoria desse componente de lucro não apenas reduzindo despesas ou aumentando os preços de forma simples e pura. Veja a seguir 20 ações para melhorar a margem, possíveis de serem aplicadas em qualquer negócio.
Agora, é só partir para ação, não esquecendo que vender mais e reduzir despesas também trará grandes efeitos sobre o lucro.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.0573 | 6.0593 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2696 | 6.2854 |
Atualizado em: 21/01/2025 09:16 |