Contabilidade Ribeiro

Notícias

Trabalho remoto: você é um Madrugador ou uma Coruja?

Se você é novo no teletrabalho, deve receber muitos conselhos sobre o que funciona melhor, mas todos somos diferentes

O trabalho remoto é um assunto que divide opiniões. Para alguns, é altamente produtivo, libertador e ideal para alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Para outros, o fato de trabalhar da sala de casa ou da cozinha traz incerteza e preocupação com os aspectos práticos e sociais. Enquanto uma pessoa torna-se mais produtiva, a outra pode cair em procrastinação.

Todos somos diferentes. Se você é novo no teletrabalho, deve receber muitos conselhos sobre o que funciona melhor. Desde o tipo de teclado a ser usado até qual máquina de café que você precisará na sua casa.

Trabalhar remotamente não é o mesmo que "não trabalhar". Você tem a mesma carga de trabalho e as mesmas pessoas continuam dependendo de você. E você continua sendo avaliado sobre os resultados do seu desempenho. O trabalho remoto significa apenas que é mais provável que você precise fazer alguma tarefa doméstica quando estiver escrevendo uma apresentação.

Para algumas pessoas, isso é fácil. Eles apenas abaixam a cabeça e continuam em qualquer lugar, até mesmo em uma mesa de padaria. Para outros, a falta de um escritório real é uma desvantagem. Esses profissionais precisam de uma estratégia e hábitos que os façam sentir que estão trabalhando, para que possam se manter focados.

Se de repente você se encontra trabalhando remotamente, como pode ter certeza de que está dando conta de tudo? A seguir, trago algumas dicas técnicas e de bem-estar para se manter feliz e produtivo trabalhando de casa.

Madrugador vs. Coruja

Se você conversar com uma dúzia de pessoas acostumadas a trabalhar remotamente sobre suas rotinas, provavelmente apenas uma dirá que trabalha todos os dias estritamente no horário comercial. Ou seja, a maioria dos funcionários remotos buscam uma flexibilidade extra em suas rotinas de trabalho, de acordo com seus estilos de vida e personalidades.

Alguns desfrutam de um início mais cedo, sentam-se em suas mesas ao nascer do sol e trabalham duas ou talvez três horas antes do café da manhã. Outros podem chegar em suas mesas mais tarde, mas continuarão a trabalhar quando a noite cair. Essa é uma das grandes vantagens do teletrabalho. Sua programação profissional pode corresponder melhor não apenas ao seu estilo de vida, mas também ao seu relógio biológico, permitindo que você trabalhe quando se sentir melhor.

Mantenha-se organizado, mantenha-se disciplinado

Não importa que tipo de pessoa você seja - madrugador ou noturno - as rotinas são importantes. Mantenha um cronograma, trabalhe em listas de tarefas e mantenha-se organizado. Não permita que amigos e familiares pensem que trabalhar em casa significa não trabalhar. Essa pode ser uma das partes mais desafiadoras do teletrabalho - explicar às pessoas ao seu redor que, enquanto estiver em casa, não estará disponível para conversar e tomar um café.

A procrastinação não é um problema apenas para trabalhadores remotos. Mas não há como negar que trabalhar em casa pode oferecer muitas oportunidades para a "estratégia" de evitar o trabalho. Sempre há uma geladeira que precisa de limpeza profunda ou a busca online sem fim de uma lâmpada de mesa perfeita.

Uma boa estratégia para lidar com a procrastinação é uma lista de tarefas, principalmente se for cronometrada. Seja claro sobre o que você precisa fazer e quando. Seja realista e não exagere no otimismo para evitar o estresse causado por não corresponder às expectativas.

Evite distrações desconectando-se das redes sociais e desativando as notificações no seu telefone. Mantenha a TV desligada, sintonize o rádio ou um aplicativo de música. Mas não se esqueça de desativá-los para videochamadas.

Você está sentado confortavelmente?

Se o trabalho remoto significa que você trabalha regularmente em sua própria casa, é uma boa ideia configurar uma estação de trabalho permanente - se o espaço permitir. Por exemplo, é improvável que você tenha uma sala que possa dedicar exclusivamente ao trabalho. Se o espaço é um privilégio para você, tente pelo menos estabelecer-se onde não há distrações.

Qualquer que seja a opção de assento escolhida, vale a pena prestar atenção à sua postura. Ajuste a tela para a altura correta e use uma boa cadeira de escritório com suporte lombar adequado e uma boa faixa de ajuste.

Lembre-se de conexões pessoais

A conexão à rede é uma parte intrínseca do seu trabalho, mas a conexão com as pessoas também é vital. Os trabalhadores remotos devem colaborar com suas equipes para garantir que o trabalho seja realizado, mas também para manter viva a conexão humana.

Hoje, existem vários aplicativos de colaboração que nos ajudam a trabalhar juntos, como bate-papo na web, videoconferência e compartilhamento de documentos. Existem até soluções que reúnem essas ferramentas e aplicativos para fornecer conectividade contínua e uma experiência colaborativa dentro das equipes. No entanto, mesmo com essas sofisticadas ferramentas de colaboração, atender o telefone para uma chamada de voz ainda tem um grande valor. Às vezes, um problema que não pode ser resolvido com um grande número de e-mails é resolvido em alguns minutos em uma ligação telefônica de pessoa para pessoa.

Descanse

É fácil ser sedentário ao trabalhar em casa, já que você pode ficar sentado em um lugar por horas. Por isso, pausas regulares precisam fazer parte da sua rotina. Faça uma caminhada pela casa e alongamentos tanto quanto possível.

Manter o foco na tela por longos períodos sem descanso ou deslocamento pode causar fadiga ocular e até dores de cabeça. É uma boa prática alterar regularmente seu foco, olhando além da tela. Talvez olhar pela janela durante o dia não seja um mau hábito.

Sua rotina diária também deve incluir um tempo de desconexão. Estabeleça a sua, desligando as ferramentas sempre que possível, para evitar a perda de controle da linha entre o tempo profissional e o privado. Caso contrário, você ainda poderá responder e-mails e trabalhar até tarde da noite.

Relaxe e aproveite seu trabalho

Independentemente do tipo de trabalhador remoto que você seja, é importante encontrar o que melhor lhe convier e permitir que você entre na rotina de trabalho fora do escritório.

O ambiente em que você trabalha, a tecnologia que utiliza, as pessoas com quem interage, as horas que mantém - todas elas impactam sua produtividade e bem-estar. Se você obtiver todos os elementos certos, poderá relaxar e aproveitar sua experiência de trabalho remoto.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4219 5.4719
Atualizado em: 18/03/2024 23:11