Contabilidade Ribeiro

Notícias

4 coisas que líderes devem fazer para melhorar a saúde mental

Dicas valem tanto para o bem-estar próprio quanto para garantir um ambiente saudável para os funcionários

Falar sobre saúde mental nunca foi tão importante. Para líderes, o tema tem um duplo apelo: é preciso cuidar do bem-estar próprio e dos funcionários. Oferecer um ambiente de trabalho flexível é um bom começo, mas outras estratégias podem tornar esse cuidado mais eficiente.

Em um artigo publicado no Inc., o palestrante e coach executivo Marcel Schwantes listou quatro coisas que líderes podem fazer para melhorar a saúde mental. Veja a seguir.

1. Fale abertamente sobre saúde mental
Garantir que esse assunto não é um tabu na empresa é o primeiro passo. Também é preciso criar espaços seguros em que os funcionários se sintam à vontade para pedir ajuda para superar os desafios pelos quais estiverem passando.

Schwantes cita como exemplo uma medida tomada pela SAP. A empresa oferece um canal telefônico e um e-mail pelos quais os colaboradores podem conversar com um conselheiro de forma confidencial e gratuita.

2. Reduza a sobrecarga digital com ferramentas analógicas
O excesso de telas afeta a produtividade e o bem-estar. Uma edição da pesquisa Workplace Productivity Report com 2 mil trabalhadores, por exemplo, mostrou que três em cada quatro estão vivenciando sobrecarga digital.

Usar ferramentas analógicas, como cadernos e post-its, pode ajudar a ter mais organização sem as distrações dos dispositivos digitais. “Ferramentas analógicas também relaxam a mente, abrem espaço para a solução de problemas e nos permitem pensar sobre novas ideias de maneira diferente”, diz Holland Haiis, especialista em produtividade e detox digital.

3. Comunique-se de forma clara e transparente
Muitos funcionários estão enfrentando altos níveis de estresse e o medo de perder o próprio emprego. Por isso, segundo Schwantes, é mais importante do que nunca manter uma comunicação clara e transparente – principalmente sobre temas difíceis, como a saúde financeira da empresa e potenciais demissões.

4. Desligue-se das suas responsabilidades de trabalho
O excesso de reuniões por videochamada se tornou tão comum nos últimos meses que levantou discussões sobre a chamada “fadiga de Zoom”. A melhor forma de contornar o problema, segundo Schwantes, é fazendo algo completamente desconectado do seu trabalho. Na prática, trata-se de ter um tempo dedicado a si mesmo todos os dias. Vale ouvir seu estilo musical preferido, mergulhar em uma boa leitura ou aproveitar o tempo com família e amigos.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9921 4.993
Euro/Real Brasileiro 5.3832 5.3912
Atualizado em: 28/03/2024 08:42