Contabilidade Ribeiro

Notícias

Empréstimo bancário: quais documentos as empresas precisam apresentar

Na lista da papelada que as instituições financeiras solicitam estão comprovante de endereço, balanço patrimonial, alvará de funcionamento, entre outros

Um empréstimo bancário pode servir uma empresa de diversas maneiras: seja para gerar capital de giro, comprar novos equipamentos, expandir o espaço físico ou passar por momentos de crise, como o causado pela pandemia do novo coronavírus.

No entanto, para ser elegível para um empréstimo bancário de qualquer tipo, a empresa precisa apresentar documentos comprobatórios da sua situação cadastral e financeira. Por isso, quem pensa em solicitar um empréstimo bancário deve reunir a documentação necessária com antecedência. Isso permite agilizar o processo e aumenta as chances de ele ser aprovado.

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), elencou os documentos mais comuns que as instituições financeiras solicitam para te ajudar a prosseguir no pedido de empréstimo. Confira a lista a seguir:

1. Contrato social ou ato constitutivo

O contrato social ou ato constitutivo é a “certidão de nascimento” da empresa. Nele constam informações básicas sobre o negócio, incluindo a sua natureza, o tipo de produto ou serviço que comercializa, o capital inicial e o formato societário, entre outros.

O documento deve ser apresentado em sua última versão, com todas as alterações realizadas ao longo do tempo de existência da empresa, consolidadas junto à Junta Comercial.

2. Comprovante de endereço

O grau de exigência pode variar de acordo com a instituição, mas, em geral, elas pedem que seja uma conta de luz, água, gás, telefone ou internet com no máximo 90 dias ou o contrato de locação do imóvel. Esse comprovante deve estar no nome da empresa ou de um dos sócios.

3. Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é o documento que demonstra a situação contábil, financeira e econômica da empresa em determinada data. Basicamente, nele constam os ativos e passivos, incluindo bens, dinheiro no caixa e dívida ativa. Em geral, as instituições financeiras solicitam o balanço patrimonial dos últimos três exercícios.

4. Parecer de auditoria independente

Considerando que os dados contábeis podem ser manipulados, empréstimos bancários mais rigorosos costumam solicitar um parecer de auditores independentes que comprove a veracidade das informações apresentadas.

5. Cópia das folhas da DIPJ

As pessoas jurídicas devem apresentar, anualmente, para a Receita Federal, a Declaração de Rendimentos de Pessoa Jurídica (DIPJ), cientes do resultado do exercício anterior. Cópias das folhas geralmente são solicitadas pela instituição bancária.

6. Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é a autorização que a empresa ganha para exercer a sua atividade. Ele deve ser solicitado junto à prefeitura da cidade onde está localizada e libera o funcionamento do negócio no local indicado. É essencial estar com o alvará em dia quando for solicitar um empréstimo.

De acordo com a Lei nº 13.874/19, empresas que executam atividades de baixo risco não precisam de alvará.

7. Balancete analítico

O balancete analítico é um relatório mensal que informa os totais movimentados nas contas da empresa. Ele deve ser apresentado com o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que deve ter sido realizado dentro de 120 dias a partir da data de solicitação de crédito junto ao banco.

8. Documentos do proprietário

Além da documentação da empresa para solicitar o empréstimo bancário, pode ser necessário apresentar documentos do proprietário, dos seus sócios e cônjuges, como:

  • Registro de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (máximo 60 dias);
  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do último exercício.

Vale lembrar que todos os documentos devem ser entregues com cópias autenticadas.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4543 5.4623
Atualizado em: 19/03/2024 05:32