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Plataforma digital do governo federal ampliou declarações de IR este ano

Por meio do portal gov.br, mais de 2,69 milhões de brasileiros acertaram as contas com o Leão. O número é quase 10 vezes maior do que o registrado no ano passado. s contribuintes utilizaram a Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda, que traz mais comodidade, agilidade e segurança ao processo

O pré-preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (IRPF) teve um crescimento de quase 1.000% em relação ao ano passado. Mais de 2,69 milhões de pessoas utilizaram o Gov.br, com os níveis de segurança ouro e prata, para terem acesso à facilidade.

Em 2021, pouco mais de 286 mil declarações foram preenchidas com a funcionalidade. O Gov.br é a plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão. Este ano, a novidade esteve disponível em todos os canais de entrega do IRPF pelos contribuintes, democratizando o acesso ao pré-preenchimento.

De acordo com a Receita Federal, mais de 36,3 milhões de declarações foram enviadas, superando as expectativas em relação ao ano passado, quando o Fisco contabilizou 34 milhões de documentos encaminhados. O prazo de entrega da declaração começou no dia 7 de abril e terminou às 23h59 da última terça-feira (31/05).

“Esse número superou um pouco a nossa expectativa inicial. Como fazemos todos os anos, procuramos inovar com tecnologia, a fim de ter um processamento mais célere, mais eficiente, mais seguro”, destacou o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, ressaltou que a Receita Federal foi um dos primeiros órgãos do governo a começar a digitalizar seus serviços no Gov.br.

“Hoje, todos os 175 serviços da Receita Federal são digitais e estão disponíveis no Gov.br para facilitar a vida do contribuinte. A declaração pré-preenchida é um desses serviços que, com o Gov.br, democratizou o acesso do contribuinte ao preenchimento automático dos dados em todas as multiplataformas para o envio do Imposto de Renda. Todo esse resultado é prova de que estamos no caminho certo para combater a burocracia, promover a transformação digital do Estado e a melhoria estrutural da Administração Pública.”, enfatizou Paes de Andrade.

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