Cerca de 10 milhões de beneficiários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão receber os depósitos do saque-aniversário diretamente em suas contas com a medida provisória (MP) do governo.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve assinar na sexta-feira (28) o texto que libera o acesso ao saldo do FGTS para trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e a data da publicação, mas que estavam impedidos de sacar o recurso por terem aderido ao saque-aniversário.
A Caixa aguarda a assinatura da MP para fixar um prazo para os pagamentos, mas avalia que devem iniciar ainda em março.
A estimativa é de que a medida injete R$ 12 bilhões na economia brasileira.
Receberão o valor direto na conta aqueles brasileiros que têm conta cadastrada na Caixa — mesmo que seja de outro banco. Este contingente representa 85% dos 12 milhões de beneficiados, segundo estimativas da estatal, totalizando mais de 10 milhões.
Seja por nunca ter cadastrado conta, ter alterado sua conta recentemente ou outros motivos, os demais (15%) terão de ir a uma agência bancária dentro de um calendário que será estabelecido pela Caixa Econômica Federal.
Os valores serão creditados em duas etapas: na primeira, serão liberados até R$ 3 mil; em uma segunda etapa, se o saldo for superior, o valor restante será liberado 110 dias após a publicação da MP.
O FGTS é um valor depositado no início de cada mês por empregadores em contas abertas na Caixa, em nome dos trabalhadores. O depósito mensal equivale à cerca de 8% do salário do funcionário.
O saldo do FGTS é corrigido mensalmente pela inflação, quando ela for maior que o rendimento da Taxa Referencial +3%.
Período: Fevereiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8317 | 5.8337 |
Euro/Real Brasileiro | 6.06061 | 6.07533 |
Atualizado em: 27/02/2025 17:40 |